O tempo de erupção dos dentes decíduos (de leite) começa dos 21 a 30 dias de vida, conforme mostra o quadro abaixo. A anatomia destes dentes é extremamente semelhante aos dentes definitivos, no entanto eles são mais delgados e de menores em tamanho.
TEMPO DE ERUPÇÃO DOS DENTES |
DENTES Incisivos Caninos Pré-Molares Molares |
DECÍDUOS 3-4 semanas 3 semanas 4-12 semanas x |
PERMANENTES 3-5 meses 4-6 meses 4-6 meses 5-7 meses |
A troca da dentição decídua é com aproximadamente três meses, essa troca pela dentição permanente deve estar completa aos 8 meses. A persistência da dentição decídua deve ser resolvida com a extração dos mesmos, prevenindo e evitando problemas de má oclusão e/ou acúmulo de placa bacteriana.
A escovação deve ser iniciada logo que possível, ainda na dentição decídua, facilitando assim o condicionamento do animal. Brinquedos e ossinhos artificiais ajudam na prevenção da placa bacteriana, porém nada substitui a escovação, que deverá ser diária.
Dentição decídua (de leite) = 28 dentes |
Dentição permanente = 42 dentes |
. Incisivo 12 dentes . Canino 4 dentes . Pré molar 8 dentes . Molar 4 dentes |
. Incisivo 12 dentes . Canino 4 dentes . Pré molar 16 dentes . Molar 10 dentes |
Escovação dos dentes
Como acostumar seu cão a escovar os dentes em 1 mês:
Semana 1
Procure um local calmo, na sombra e sem maiores distrações para seu cão. Sente-se com seu cão e enquanto fala com ele e faz carinho, passe seu dedo indicador por sua gengiva. Filhotes tendem a estranhar, mas logo se acostumam. Lembre-se que a base de um bom treinamento ou condicionamento está principalmente na persistência. Comece com seções breves de 2 minutos 4x/dia por 3 dias e depois aumente o tempo para 5 minutos e continue a agradá-lo com muito carinho e petiscos. Demonstre sempre seu carinho a ele.
Semana 2
Enrole uma gaze no seu dedo e repita o processo para que ele se acostume com a textura diferente. Seções de 5 minutos 2x/dia.
Semana 3
Compre um anti-séptico oral que contenha Clorexidine (periogard) na formulação. Procure com o médico veterinário o anti-séptico mais indicado. Embeba a gaze neste líquido e passe nos dentes do cão logo antes de levá-lo para passear.
Este procedimento deve se tornar uma rotina e gradativamente melhorar a qualidade da higiene: Rotina : carinho -> escovação -> carinho -> passeio na rua.
Repita isso 2x/dia por uma semana.
Semana 4
Substitua seu dedo e a gaze por uma escova longa de cerdas macias e o anti-séptico pela pasta de dentes CANINA/FELINA (nunca use pastas de dente para humanos pois está é nociva ao estômago dos cães e gatos).
Repita a rotina de carinho escovação carinho passeio na rua, diariamente por uma semana e aos poucos diminua para 3x/semana e forneça biscoitos caninos (máximo de dois) após as refeições do seu animal.
Observações:
Algumas vezes os cães não se acostumam com as escovas, outras os donos não se acostumam em usá-las e preferem manter a "escovação" com a gaze enrolada no dedo. Sem problemas. Só é aconselhado que se alterne o uso do Periogard com a pasta canina, pois este antisséptico oral usado à longo prazo pode amarelar os dentes do animal (reversível com a suspensão do uso).
Fonte: Dental Vet